terça-feira, 9 de abril de 2013

Cine-debate: Lançamento do documentário "Brasil Orgânico"

Clique na imagem para ampliar

Documentário pioneiro sobre orgânicos integra as comemorações da campanha pelo fim dos agrotóxicos no Brasil

Brasil Orgânico fala de alimentos, de pessoas, de saúde e de mercado em uma enriquecedora viagem pelos biomas do país. O lançamento nacional do DVD acontece dia 11 de abril, em São Paulo.

O documentário Brasil Orgânico (58min, 2013), dirigido por Kátia Klock e Lícia Brancher, será lançado em DVD durante a Semana Semeando Sem Veneno em São Paulo, realizada entre os dias 7 e 15 de abril. A sessão acontece na quinta-feira, 11 de abril, no Cineclube Socioambiental Crisantempo, na Vila Madalena, e faz parte das atividades de dois anos da Campanha Permanente Contra os Agrotóxicos e Pela Vida. O primeiro filme a tratar exclusivamente do cultivo sem veneno no país reúne iniciativas e histórias de pessoas que têm na produção de alimentos orgânicos uma ideologia de vida: do agricultor familiar ao grande produtor, do agrônomo ao nutricionista, do chef de cozinha ao empresário do mercado de alimentos.

Realizado pela Contraponto, produtora de Florianópolis, Brasil Orgânico passeia pelas regiões apresentando a diversidade de culturas, paisagens e ecossistemas que compõem o país. O documentário provoca a reflexão sobre o que comemos, como desenvolvemos nossa produção alimentícia e as vantagens nutricionais e sociais da agricultura orgânica frente à convencional. A equipe viajou durante um ano orientando-se pelos biomas Pantanal, Amazônia, Pampa, Cerrado, Caatinga e Mata Atlântica. São Paulo é um dos cenários do filme. Na capital paulista, além da tradicional Feira do Parque da Água Branca e do restaurante orgânico Le Manjue, foram entrevistadas as agrônomas Ana Maria Primavesi e Ondalva Serrano, precursoras da agroecologia no Brasil e fundadoras da Associação de Agricultura Orgânica (AAO).

A produção convencional, embasada no uso de insumos químicos, agrotóxicos, mecanização e monoculturas extensivas, consegue ter o produto a preços menores no mercado, mas com grande débito de custos sociais e ambientais, com poluição do solo, da água, dos lençóis freáticos e doença dos trabalhadores da zona rural. Ondalva Serrano, presidente da AAO (SP)

Muitos produtores falam "eu não como o frango que eu crio, não como o morango que eu cultivo", mas o veneno está ali para a família dele, para a água dele, para a terra também. Essa é a grande questão da contaminação por agrotóxicos, se você contamina, todo mundo sai perdendo. Elaine de Azevedo, nutricionista (ES)

O que: Exibição e Lançamento do DVD Brasil Orgânico + Debate com as diretoras do documentário com mediação de Susana Prizendt, coordenadora da Campanha Permanente Contra os Agrotóxicos e Pela Vida em SP

Quando: Quinta-feira, dia 11 de abril de 2013, às 20h

Onde: Cineclube Crisantempo - Rua Fidalga, 521 - Vila Madalena


Nenhum comentário:

Postar um comentário